sexta-feira, 22 de junho de 2007

Para que CPI?

Este assunto é a pauta no cenário nacional. E ainda vai ter muito “pano pra manga” para ser discutido, anunciado, opinado. Mas eu vou tentar fazer de isso forma diferente.

Fatos que culminaram a crise:

Primeiro problema: Trágico acidente aéreo entre o Legacy e o vôo 1907 no qual não entro em detalhes, todos já sabem. Foi aberto discussão sobre a falta de profissionais na área de controladoria aérea e de um ou mais pontos cegos na região brasileira (pontos que não são varridos pelos radares). Seguro problema: Pane no sistema de radares aqui em Curitiba no Cindacta-2 (aeronáutica) que deu o maior rebuliço na região sul. Terceiro problema: Operação-padrão, promovido pelos controladores de vôo acuados com a pressão de que o desastre do vôo 1907 tem um dedo deles também. Quarto problema: Pane no rádio do Cindacta-1 (aeronáutica) gerando o cancelamento de 200 vôos. Quinto problema: Apagão da Tam onde colocaram seis aeronaves para manutenção de uma vez só. Sexto problema: Nevoeiro em São Paulo. Sétimo problema: Motim dos controladores cansados de serem “detonados” pela mídia e por todos e exigindo a desmilitarizão do controle aéreo nacional (apoiados).

Como vocês podem ver foi uma série de fatos que fez o povo de classe média perder a cabeça com direito a piquetes em aeroportos e até agreções às lindas e belas atendentes das empresas aéreas. O que elas tem a ver com isso? Nobres idiotas!

Solução prática?

O que eu penso sobre isso: Que a aeronáutica pare com essa palhaçada de honras, força e patriotismo. Basta que sejam humildes em aceitar que não tem a mínima competência para realizar esse trabalho e desmilitarizem essa área e vão lá viver do passado, sei lá, da 2ª Guerra Mundial. Senta a pua!

Depois, montem um programa de treinamento nacional para controladores de vôo, uma força tarefa para qualificação de 600 pessoas (número necessário para o Brasil).

Por fim, continuem mantendo a linha humilde, peçam auxílio de outros países com seus controles eficazes onde os vôos atrasam em média 10 minutos e o tráfego é intenso, com equipamentos de última geração, escala de trabalhos pequenos, vida boa aos controladores, dinheiro no bolso e céus de brigadeiro em seus países.

É claro, tudo tem um custo! Custo1: Problemas por um ano mais ou menos continuará. Custo2: Desviar alguns milhões (esses que servirão para resolução do problema) a menos não vai fazer mal a ninguém. Para a politicagem, é só não comprar mais uma casa ou um hiate neste ano ou aquela BMW para o filhão querido, pois o vectra ainda o leva para onde ele quiser. Deixa para a próxima!

Mas!

Já começou mal essa manobra para solução do problema: CPI do apagão? O que a politicagem quer em resolver esse problema? Pelo amor de Deus, se eles mal tem iniciativa de mudar esse país quanto mais resolver um problema que é mais técnico, e não político.

Vou assistir tudo isso de camarote, viajando de ônibus.

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