terça-feira, 12 de junho de 2007

Teaser - Manobra perigosa!!!

Mais problemas no mundo eletrônico. Basta invasões a mainframes de bancos, furto de senhas bancárias, vírus, trojan-hourses, velocidade demasiada grande da informação a nós, agora temos que tomar cuidado com quem é gabaritado para nos informar, por meio da publicidade, para não sermos enganados de forma infeliz e perigosa.

Trata-se de um TEASER, e o que vem a ser isso?

É uma forma radical de chamar a sua atenção para anúncio de alguma coisa. Tomando como exemplo, o lançamento do sedan da Citroen Pallas (feinho demais por sinal). No portal do Estadão, há uma notícia do asteróide Pallas (imagem acima) que alterou o seu curso e vem em direção a Terra. A notícia é de teor vago, sem muitas explicações sobre a alteração do curso dos asteróides.

Muito bem apurado pelo E-Code, foi a fundo em pesquisas dos domínios que originaram essa notícia falsa, no caso o site www.mundodaastronomia.com, e verificou que esse link foi registrado pela própria Citroen, confirmando tratar-se de um TEASER, ou seja, notícia sem fundamentos lógicos e falsas para servir de estímulo para nós corrermos atrás da informação e despertar nossa atenção. E é exatamente isso que os publicitários contratados pela Citroen querem e conseguiram, difundir o lançamento do novo sedan Pallas não só nos portais famosos, que são pagos, mas levar essa informação a todos os meios eletrônicos gratuitos por exemplo: Os blogs (sim, eu também faço parte da estratégia deles para informar o lançamento do veículo, e quase conseguiram), bate-papos entre amigos, fóruns e até comunidades do orkut, com criação de profiles sobre esse assunto e tudo.

Objetivo alcançado!

Mas não concordo com esse método, pois é de um mal gosto sem precendentes e reflete o desespero desses publicitários em fazer o papel bem feito sem gastar babilônias, atingir o maior número de pessoas possíveis em um tempo muito curto.

É uma estratégia radical que soa ruim na rede mundial que podem servir de estímulos para criação de teaser’s ainda mais radicais, mais mentirosos e que, senão formos espertos e atentos, poderemos ecoar as falsas notícias em nossos meios, e por fim, descobrirmos que trata-se de um comercial de algo a ser lançado. Cairemos numa colisão de informações mal intencionadas, e isso não é bom. A internet é um mundo quase livre na atualidade, e ela é dependente das pessoas que estão por cima para definir um caminho ao ser humano, e tomar um caminho desses com certeza pode se tornar ainda mais prejudicial do que já é, em muitas áreas.

Não olho com bons olhos para isso e não quero ser mais um objetivo alcançado da Citroen. Achei esse Pallas um carro horrível. Alías, que “grande” meteoro que é esse carro, coisa mais ridícula. Se fosse o lançamento de um Bentley, Dodge Charger RTO, Ford GT-40, Ferrari, Audi’s, BMW’s ou Mercedes AMG vá lá.

Mas tudo isso para essa coisa feia aí embaixo?

Fontes:

- Blig do Gomes

- Apuração completa e de forma clara no blog E-Code, administrado por Eric Messa.

- Se alguém quiser saber mais sobre o lançamento da coisa feia, clique aqui.

Nenhum comentário: