Pousos difíceis!
Eu sou mais ou menos entendido no quesito aviação pois os simuladores de vôo conseguem fidelizar 95% o real desde comandos, técnologia embarcada, procedimentos e planos de vôo.
Abaixo os vídeos (clique com o botão direito em cada vídeo e selecione a opção abrir em nova janela ou aba para facilitar a visualização).
1) Este vídeo é o teste em pouso do novíssimo Boing-777 e das lendas 747 que estão em atividade há mais de 30 anos com excelência. (A habilidade dos pilotos é algo sensacional)
2) Esse aeroporto localiza-se em Honduras. A aproximação final (a mais crítica) tem que ser feita em curva para aeronaves grandes e sem agilidade como os caças, por exemplo. Esse é o exemplo de que existem aeroportos piores do que a "caixa-preta" Congonhas.
3) Não conheço esse aeroporto, o Kai Tak - Hong Kong. Mas esse tipo de aproximação final é comum nessa região ou pelo terreno ou pelas condições climáticas. De qualquer forma, só pilotos com coragem e alto nível tem peito para pousar. Esse avião é um MD-11 da empresa iataliana Alitalia.
4) Em algum lugar, mais um pouso em condições precárias de um AirBus A-320 (o mesmo do desastre) da Tunisair. Perícia do piloto em dois toques na pista.
5) Esse vídeo impressiona por ser um Boing 747-400 (muito maior do que um simples A-320 . O Boing tem capacidade para 600 passageiros. É um dos maiores do mundo) da Singapore Airlines. O pouso foi em Zurich. Uma rajada pegando de lateral, piloto bom, o 747 pousa graciosamente. Linda imagem e a sensação deve ter sido fantástica. Detalhe para as asas, como elas invergam.
7) Esse vídeo eu quis deixar por último. É o gigante Boing 747-400 da Korea Airlines. Tomou uma "senhora" de uma rajada lateral, toca o chão, o propulsor 1 quase arrasta no chão. Baita piloto embora eu ache que só DEUS sabe como ele conseguiu pousar nessa aproximação final.
Essa é a vida dos pilotos que são responsáveis por centenas de vidas em todo o mundo. Quando ocorre um desastre, sempre são vários fatores que juntos, culminam em acidentes. Seja de pequenas ou grandes proporções.
Quando você estiver em uma aeronave (escrevo isso com toda a segurança), fiquem tranquilos, pois são profissionais altamente gabaritados para a função. Não existe essa de fazer um curso de pilotagem e já pegar um A-320. Certamente esse piloto já é muito rodado em pilotagem particular, possui vários cursos e formou esse respeito em milhares de horas rodadas.
Voe, não pegue um ônibus pois esse último é mais lento e inseguro.
Boa viagem!
Um comentário:
Vim pedir mil desculpas pela ausência! Voltei ao mundo blogueiro e dessa vez prometendo não mais me ausentar. Saudades! Vamos recuperar o contato ;)
Beijão
Felicidade, sempre!
Postar um comentário