sexta-feira, 20 de julho de 2007

Pousos difíceis!

Tomando como gancho o assunto da semana e que ecoará na história do Brasil, selecionei uma coleção de vídeos sobre pousos em condições climáticas contaminadas. Ou seja, mal tempo, ventos fortes, rajadas de vento laterais.

Eu sou mais ou menos entendido no quesito aviação pois os simuladores de vôo conseguem fidelizar 95% o real desde comandos, técnologia embarcada, procedimentos e planos de vôo.

Abaixo os vídeos (clique com o botão direito em cada vídeo e selecione a opção abrir em nova janela ou aba para facilitar a visualização).

1) Este vídeo é o teste em pouso do novíssimo Boing-777 e das lendas 747 que estão em atividade há mais de 30 anos com excelência. (A habilidade dos pilotos é algo sensacional)

2) Esse aeroporto localiza-se em Honduras. A aproximação final (a mais crítica) tem que ser feita em curva para aeronaves grandes e sem agilidade como os caças, por exemplo. Esse é o exemplo de que existem aeroportos piores do que a "caixa-preta" Congonhas.

3) Não conheço esse aeroporto, o Kai Tak - Hong Kong. Mas esse tipo de aproximação final é comum nessa região ou pelo terreno ou pelas condições climáticas. De qualquer forma, só pilotos com coragem e alto nível tem peito para pousar. Esse avião é um MD-11 da empresa iataliana Alitalia.

4) Em algum lugar, mais um pouso em condições precárias de um AirBus A-320 (o mesmo do desastre) da Tunisair. Perícia do piloto em dois toques na pista.

5) Esse vídeo impressiona por ser um Boing 747-400 (muito maior do que um simples A-320 . O Boing tem capacidade para 600 passageiros. É um dos maiores do mundo) da Singapore Airlines. O pouso foi em Zurich. Uma rajada pegando de lateral, piloto bom, o 747 pousa graciosamente. Linda imagem e a sensação deve ter sido fantástica. Detalhe para as asas, como elas invergam.


7) Esse vídeo eu quis deixar por último. É o gigante Boing 747-400 da Korea Airlines. Tomou uma "senhora" de uma rajada lateral, toca o chão, o propulsor 1 quase arrasta no chão. Baita piloto embora eu ache que só DEUS sabe como ele conseguiu pousar nessa aproximação final.

Essa é a vida dos pilotos que são responsáveis por centenas de vidas em todo o mundo. Quando ocorre um desastre, sempre são vários fatores que juntos, culminam em acidentes. Seja de pequenas ou grandes proporções.

Quando você estiver em uma aeronave (escrevo isso com toda a segurança), fiquem tranquilos, pois são profissionais altamente gabaritados para a função. Não existe essa de fazer um curso de pilotagem e já pegar um A-320. Certamente esse piloto já é muito rodado em pilotagem particular, possui vários cursos e formou esse respeito em milhares de horas rodadas.

Voe, não pegue um ônibus pois esse último é mais lento e inseguro.

Boa viagem!

Um comentário:

Anônimo disse...

Vim pedir mil desculpas pela ausência! Voltei ao mundo blogueiro e dessa vez prometendo não mais me ausentar. Saudades! Vamos recuperar o contato ;)
Beijão
Felicidade, sempre!