quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Cuidado com as informações!


Depois de 12 dias sem postar aqui, até porque não veio nada interessante para mostrar aos leitores, eis que eu volto com o mesmo e incansável assunto JJ3054.

Saiu somente as frases das falas no cockpit e da torre hoje na imprensa pelos babacas da CPI do “apagão” aéreo. Tem que tomar cuidado com o que é colocado na imprensa visto que se você é leigo, qualquer coisa que eles dizem pode soar totalmente ao contrário da realidade. Sim, porque as pessoas leigas se acham no direito de imaginar que “manjam” da aviação civil.

Esses dias recebo um e-mail com um vídeo. É um procedimento de pouso sem visibilidade supostamente em guarulhos, segundo o texto “explica” no e-mail. E o tal texto indaga a importância dos controladores de vôos na vida da aviação civil e, de que senão fossem eles, aquela aeronave era incapaz de descer com aquele grau de visibilidade.

Eu não pude deixar essa mentira deslavada passar em branco. Respondi para todos os contatos que haviam recebido aquilo de que os controladores não tem nada a ver com pousos com visibilidade prejudicada. Esse trabalho é realizado por um sistema chamado ILS (Instrument Landing System = Sistema de pouso por instrumento). Grosseiramente falando é os olhos da aeronave quando a visibilidade está precária ou não. Aliás, você pode usar com ou sem visibilidade, é mais seguro e prático.

Imaginem só: Os leigos recebem esse e-mail e vão achar que os controladores de vôo são os deuses da aviação, que sem eles, nem Santos Dumont inventaria o avião.

É esse exemplo que mostra o quanto nos chega informações irreais e mentirosas do que verdadeiras. E exatamente a esse ponto que eu gostaria de chegar: Tratem as informações técnicas que vierem à tona do vôo JJ3054 como você tivesse cinco anos de idade. Cada informação tem que ser pesquisada para saber o que realmente ela diz.

Aliás:

Para finalizar, eu assisti no noticiário de que os familiares das vítimas terão o direito de ouvir as vozes do cockpit e da torre instantes antes do acidente. Com relação a isso tenho a dizer algo duro e sério: Não sejam hipócritas ao ponto de querer ouvir uma informação dessas. Lembrem-se de que vocês estão vivos e a vida segue, a passos cada vez mais largos. Destaque os bons momentos que tiveram com seus entes queridos e vivam a vida. Querem mais o que? Cortar a cabeça do presidente da TAM? Fazer com que Deus faça vocês assistirem como foi a carnificina em tempo real (Ele nunca fará isso)? O que mais vocês querem? Lutem sim pelo que é justo e certo, sem omissão, mas com inteligência e persistência, e não com a passionalidade, raiva e loucura. (Posso sim falar disso porque perdi meu pai em 1992. Portanto, sei bem como vocês se sentem. Se eu agisse como vocês agem, eu já tinha metido um ônibus lotado na frente de um trem).

Deus abençoe a todos vocês!


O texto que saiu na imprensa é esse: Tenho lá minhas dúvidas sobre uma série de fatos!

Hot 1 e Hot 2 são os comandantes. Eles eram Henrique Stephanini Di Sacco, 53, e Kleyber Lima, 54.

Hot 1: Está ok? Tudo certo?
Hot 2 diz que está tudo OK na cabine e pergunta onde irão pousar.
Hot 1: Eu acabei de informar.
Hot 2: Eu não ouvi, desculpe, ela falando.
Hot 1: Mas ela ouviu. Congonhas.
Hot 2: É Congonhas? Que bom. Ela deve ter ouvido, obrigado.
Hot 1: Lembre-se que temos apenas um reverso.
Hot 2: Sim, nós só temos o esquerdo.

TAM 3054 reduz velocidade para aproximação e chama a torre.
Hot 1: Boa tarde.
Hot 2: Boa tarde
Hot 1: Torre de São Paulo, aqui é TAM 3054.
Torre: TAM 3054 reduza a velocidade mínima para aproximação. O vento é norte 106.
Hot 1: Eu vou reportar quando estiver ok.
Torre: Autorizado.

[Ele voava a 6.000 pés. Os trens de pouso descem.]
[Check list final. Uma verificação indica que a aeronave passa por Diadema.]

Piloto avisa cabine de comando de que estava pronto para pousar.
Hot 1: Aterrissando sem azul. Pista de chegada à vista, pousando.
Um dos comandantes pergunta à torre sobre a condição da chuva, da pista, se ela está escorregadia.
Hot 1: TAM em aproximação final a duas milhas de distância. Poderia confirmar condições?
Torre: Está molhada e ainda escorregadia
Torre: Eu reportarei quando a 35 estiver liberada. 3054 na final.
Torre responde que outra aeronave está começando a decolar.

Torre: TAM 3054. 35 à esquerda. Autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia. O vento é 330 a 8 nós.
Hot 1: 330 a 8, é o vento.
Torre: Checado, 3054, 3054 Roger. O pouso está liberado. O pouso está liberado.

[Piloto automático desconectando. Som de três cliques indica a reversão do CAT 2 ou 3 para CAT 1, ou seja, para aproximação visual.]

Torre: Inibido a descida para mim. Tira o sinal.
Hot 2: Um ponto agora. Ok?
Hot 1: Ok.
Torre: Ok. Retardar, retardar.

[Som do movimento do acelerador. Barulho do motor aumenta. Som de toque na pista.]

Hot 1: Reverso 1 apenas. Spoilers nada.
Hot 2: Olhe isso! Desacelera! Desacelera!
Hot 1: Eu não consigo, eu não consigo. Oh, meu Deus! Oh, meu Deus!
Hot 2: Vai! Vai! Vira! Vira! Vira!

[Som de batida. Pára som de batida.]

Torre: Ah, não.

[Som de gritos. Voz feminina. Som de batida.]


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