sexta-feira, 20 de julho de 2007

Pousos difíceis!

Tomando como gancho o assunto da semana e que ecoará na história do Brasil, selecionei uma coleção de vídeos sobre pousos em condições climáticas contaminadas. Ou seja, mal tempo, ventos fortes, rajadas de vento laterais.

Eu sou mais ou menos entendido no quesito aviação pois os simuladores de vôo conseguem fidelizar 95% o real desde comandos, técnologia embarcada, procedimentos e planos de vôo.

Abaixo os vídeos (clique com o botão direito em cada vídeo e selecione a opção abrir em nova janela ou aba para facilitar a visualização).

1) Este vídeo é o teste em pouso do novíssimo Boing-777 e das lendas 747 que estão em atividade há mais de 30 anos com excelência. (A habilidade dos pilotos é algo sensacional)

2) Esse aeroporto localiza-se em Honduras. A aproximação final (a mais crítica) tem que ser feita em curva para aeronaves grandes e sem agilidade como os caças, por exemplo. Esse é o exemplo de que existem aeroportos piores do que a "caixa-preta" Congonhas.

3) Não conheço esse aeroporto, o Kai Tak - Hong Kong. Mas esse tipo de aproximação final é comum nessa região ou pelo terreno ou pelas condições climáticas. De qualquer forma, só pilotos com coragem e alto nível tem peito para pousar. Esse avião é um MD-11 da empresa iataliana Alitalia.

4) Em algum lugar, mais um pouso em condições precárias de um AirBus A-320 (o mesmo do desastre) da Tunisair. Perícia do piloto em dois toques na pista.

5) Esse vídeo impressiona por ser um Boing 747-400 (muito maior do que um simples A-320 . O Boing tem capacidade para 600 passageiros. É um dos maiores do mundo) da Singapore Airlines. O pouso foi em Zurich. Uma rajada pegando de lateral, piloto bom, o 747 pousa graciosamente. Linda imagem e a sensação deve ter sido fantástica. Detalhe para as asas, como elas invergam.


7) Esse vídeo eu quis deixar por último. É o gigante Boing 747-400 da Korea Airlines. Tomou uma "senhora" de uma rajada lateral, toca o chão, o propulsor 1 quase arrasta no chão. Baita piloto embora eu ache que só DEUS sabe como ele conseguiu pousar nessa aproximação final.

Essa é a vida dos pilotos que são responsáveis por centenas de vidas em todo o mundo. Quando ocorre um desastre, sempre são vários fatores que juntos, culminam em acidentes. Seja de pequenas ou grandes proporções.

Quando você estiver em uma aeronave (escrevo isso com toda a segurança), fiquem tranquilos, pois são profissionais altamente gabaritados para a função. Não existe essa de fazer um curso de pilotagem e já pegar um A-320. Certamente esse piloto já é muito rodado em pilotagem particular, possui vários cursos e formou esse respeito em milhares de horas rodadas.

Voe, não pegue um ônibus pois esse último é mais lento e inseguro.

Boa viagem!

RÁDIO OPM!!!


Twenty One! Twenty One! Twenty one...




quinta-feira, 19 de julho de 2007

Bom senso!


Em entrevista ao SPTV da rainha global, o procurador da República, Márcio Araújo, assinou a ação cível pública formalizando o imediato FECHAMENTO do aeroporto de Congonhas a fim de ser periciado e descobrir “o que é Congonhas”, segundo informa o sensato procurador.

O portal G1 de notícias da globo.com enfatizou o caso e no vídeo publicado referente a entrevista, Chico Pinheiro fez perguntas diretas e teve respostas ainda mais diretas e objetivas.

Segundo o procurador, Congonhas é uma “caixa-preta”. Abaixo mais alegações de Márcio Araújo.

“A Infraero fez um prédio luxuoso ali. Está presa para tomar qualquer medida que desvalorize o local. Todo mundo quer se preservar e espera que a crise passe o mais rápido possível.”

“O Ministério Público quer que se tome uma decisão e se assuma que nada foi feito no país para se ter um aeroporto como esse.”

“O primeiro passo é reconhecer as limitações de Congonhas. Empresas e órgãos públicos têm que ter humildade para reconhecer que o aeroporto tem uma capacidade limitada, menor do que se coloca hoje.”

A reportagem, texto e o vídeo da entrevista aqui.

Achei de bom senso a medida, e ressalto que o jornalista Chico Pinheiro não quis defender os interesses de quem quer Congonhas em operação. Suas perguntas ásperas exigiu do entrevistado firmeza nas respostas e objetividade.

Muito boa a entrevista!

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Importante contribuição!!!


Já circulam na rede imagens e vídeos de anônimos munidos de câmeras digitais e celulares. São importantes fontes de informação para se ter uma idéia de como foi o desastre na ótica do povo paulista.

Abaixo dois vídeos publicados no youtube.com!


***


Abaixo imagem publicada no site flickr.com. Esse é o local intacto durante o cotidiano da caótica vida paulista!


Por fim, até no enciclopédia Wikipedia informações referente ao maior desastre aéreo da história brasileira.

Povo Brasileiro, reivindiquem o nosso direito pura e simples de ter o mínimo de segurança e conforto, independente de qual setor. Reaje!

O AirBus A320!!!


Dados Técnicos:

Fabricante: Airbus Industrie
Capacidade: 150 passageiros em disposição básica de duas classes
Motores: IAE V2500 / 27.000 lb de empuxo cada
Envergadura: 34,100 m
Comprimento: 37,573 m
Peso Máximo de decolagem: 70.000 kg
Peso Máximo para pouso: 64.500 kg
Altitude de cruzeiro: 11.800 m
Velocidade de cruzeiro: cerca de 900 Km/h
Velocidade de decolagem e aterrissagem: 258 Km/h

Dados sobre a unidade prefixo MIKE/BRAVO/KILO (MBK):

Conforme está oficializado no site da Tam-linhas aéreas, segue abaixo o dados do modelo que realizou o trecho POA/SÃO-Congonhas no vôo JJ3054:

Início das operações: Dezembro/2006
Horas de vôos: 26.320
Perfeitas condições de manutenção e aeronavegabilidade (comprovado por documentação exigidas)
Tripulação com boa experiência

Todas as notas oficiais estão disponibilizadas no site oficial da Tam Linhas Aéreas (óbviamente o site está com dificuldade de acesso, insista).


Abaixo, mais fotos do modelo A-320:

A lista 3054!!!

Essa madrugada eu fiquei em claro, prestando um auxílio ao meu amigo, profissional jornalista. Definimos aqui em meu quarto, o ponto em CWB de coleta de informações da rádio Gaúcha, portal Estadão e ClicRBS.

Meu quarto virou uma central de informações, de última hora. Nunca viajei tanto em minha vida. A cada clic eu estava em São Paulo, Porto Alegre e em Brasília. Estava engajado e “trabalhando” para que a velocidade da informação fosse a mais rápida possível. A rádio Gaúcha, por volta das 19:00 horas, cancelou sua grade original e se lançou pura e inteiramente a esse desastre nacional de forma profissional, primorosa e respeitosa. "Trabalhei" até por volta das 03:45 da manhã pois minha missão já estava cumprida, como informa meu amigo, agradecendo a gentileza da grande ajuda "profissional"(eu não quero NENHUMA remuneração desse auxílio, mas ele não concorda com isso).

O que eu tiro de resumo são dois fatos:

A DOR:

Eu reconheço minha frieza com relação a esses fatos, independente da magnitude do desastre. Não sei se é uma virtude ou defeito pois eu tenho apenas 25 anos. Mas senti a mesma dor em minha alma quando o meu pai faleceu em 1992. Essa dor iniciou-se no momento em que a rádio Gaúcha anunciou, por volta da 01:30 da madrugada, baixa por baixa, uma lista com 186 pessoas mortas carbonizadas. Logo após esse anúncio, o repórter no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre retratava o desespero dos familiares quando os nomes eram informados. Pensei que jamais ia sentir essa dor novamente, quanto mais iniciada por causa de desconhecidos, pessoas que eu nunca vi. Dentre a dor de ser carbonizado a quase 1000 graus celsius e a dor da alma, jamais conseguirei descrever qual é pior.

CONSEQUÊNCIAS, CULPADOS E O ÓBVIO:

Estou ainda acompanhando os profissionais da rádio Gaúcha, aqui de Curitiba mesmo, sobre o caso JJ3054. Neste momento há uma coletiva com o presidente da TAM Linhas Aéreas confirmando o que já está provado: De que a aeronave está rigorosamente em dia com todos os procedimentos de manutenção exigidos, de que os pilotos agiram de forma correta. Não há como escapar e cobrar, de forma aguda e enérgica, explicações e AÇÕES do governo federal e profissionais da área. Não me interessa se o problema já veio da gestão FHC ou o "raio que o parta". A idéia de mascarar os aeroportos com reformas faraônicas e ignorando a parte técnica de todo o setor aéreo nacional foi uma falha burra e irresponsável. A corrupção, a mentalidade e o povo brasileiro reflete os dois acidentes fatais com os vôos 1907 e o 3054. Já publiquei anteriormente que os fariseus de Brasília NÃO SABEM COMO RESOLVER O PROBLEMA iniciando uma CPI para apurar quem é o culpado. Já começou errado.

E a culminação de todos os erros, as corrupções, irresponsabilidades, falta de profissionalismo e falta de respeito para com as vaquinhas de presépio (nós brasileiros) é o descontrole da atrocidade ocorrida ontem por volta das 19:00 no aeroporto de Congonhas no dia 17 de julho de 2007.

A verdade é essa mesma: Os homens de Brasília não sabem o que fazer e o que falar porque até agora não ouve um pronunciamento oficial deles. Somente dos líderes da TAM confirmando o óbvio. De que a falha é estrutural e técnica referente a defasagem dos aeroportos brasileiros.

Eu me irrito com os defeitos das pessoas: Desonestidade, falta de consideração, desrespeito, porque sempre gosto das coisas sejam feitas de acordo com o que eu combino ou acordo com o próximo, e no mínimo espero esse respeito devolta.

Minha irritação passou os limites da razão, porque essa última madrugada eu senti a dor de quem se foi, de que ficou órfão, viúvo, viúva depois daquela lista anunciada nome por nome.

Que dor horrível, estranha. Me dominou, me arrasou e a desustrutura emocional é claríssima nesse momento. Espero que as pessoas saibam disso e me tratem com o mínimo de honestidade.

A lista dos passageiros do vôo JJ3054 aqui.

terça-feira, 17 de julho de 2007

E agora?


Evidentemente que esse episódio está atrelado a crise brasileira no qual nada foi feito para solução de problemas em vários setores da viação aérea.

Eu ouvi um cidadão, não me lembro qual é o escalão do mesmo, na TV Educativa, afirmando que os fatos terão que ser apurados CALMAMENTE sem causar injustiças.

Olha Sr. "Não sei das quantas". A paciência esgotou. Já era, já foi. As coisas tem que ser resolvidas energicamente pois trata-se de duas tragédias em pouco espaço de tempo. Você informou de forma irresponsável que a viação aérea brasileira é uma das mais seguras do mundo traçando um paralelo com a viação aérea européia.

Novamente a ladainha e os múrmuros se repetem sobre o governo federal LADRÃO, RESPONSÁVEL E MESQUINHO.

Antes foi o 1907 e agora 3054. E agora fariseus de Brasília, o que mais vocês querem?

E nós, brasileiros, até quando vamos defender o título de "vaquinhas de presépio"?